Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

19 janeiro 2006

Sengo

Foto de: Nosso Moçambique

Uma praia deserta, selvagem, areia a perder de vista, mar, ondas, ...bancos de lama, vários a perder de vista, coachar intenso, entradas de água do rio e peixes sapos, muitos, ...toco neles, incham.
Pequenos detalhes, pequenas relíquias, de uma praia selvagem, esquecida a milhares de kms, lugar único de uma beleza incrível.
Aventuras, também, muitas, só o acesso a ese local se tornava restrito pelo seu "caminho", não posso chamar caminho, mais seria um trilho se é que conseguia ter essa palavra, rios, pontes de madeira (com o rio um pouco mais cheio a água passava por cima), vários pântanos, um autêntico "labirinto" e uma façanha para se lá chegar.
Requeria boa condução, nunca se ficou na margem por a ponte estar obstruída, ou com a água a passar por cima, Land Rovers e Bocas de sapo, alguns dos veículos que lá passaram.
Conhecimento profundo do terreno, pois um passo em falso, e não se saía do "labirinto", tudo isto em vários kms, não recordo a distância, era longe.
Assim era o percurso de acesso à praia selvagem.
Lá apenas existe o lado selvagem a nível de praias e de tudo o resto, e só mais tarde surgiu um pequeno complexo turístico, mas algo muito simples, mas bonito.
Nessas praias corri muito, espetei ouriços nos calcanhares, um dia uma tempestade levantou-se de repente, brincava na areia com uma bola, era como alfinetes a espetarem-se nas pernas, eu corria atrás da bola, a minha mãe aflita já não chamava por mim berrava, pois com a areia pelo ar, não se via nada, deu comigo.
Tapou-nos com uma manta, eu fiquei triste queria a bola!
Não tinha consciência do que se passava e do que se aproximava.
Virado para o Indico o sengo, tão pequeno, tão agreste, mas tão puro.
Sim tão tudo, pois nele está concentrado tudo o que de mais selvagem, mais puro, mais belo, melhor existe, num país, nele também emana toda a energia que só um paìs naquele continete consegue ter. Nele também está concentrado todos os grandes problemas, querras e misérias que agora atravessam.
Hoje, volvidos muitos anos, recordo com uma imensa saudade esse meu pequeno paraíso, essas culturas diferentes, essas vivências, acima de tudo que não havia pressa e se vivia cada dia com uma energia e felicidade como nunca vi.
Talvez por isso hoje, ainda tenha mais tristeza do que se passa por lá.
Porquê? Sei que tem riqueza para terem tudo o que querem, talvez por isso eles sejam tão cobiçados e devido a essa cobiça exacerbada surjam grandes problemas económicos e finaceiros.
è algo irónico, mas os mais pobres a nível económico e financeiro, são aqueles que tem das melhores condições para tudose lá criar, sim tudo e imagibem o que quiserem.
Todas as convulsões e ganâncias económicas, lentamente estão a destruir estes pequenos paraísos de vários modos, espero que não os consigam destruir de vez.
Africa, teve , tem e terá sempre uma aura e um lado místico e muito próprio dela, pois só lá se tem a verdadeira dimensão de várias coisas nesta vida e neste mundo.
Só ela consegue rivalizar com várias atitudes e comportamentos que se adoptam, nas culturas europeias, americanas e outras, pois lá todos tomam consciência do que é a verdadeira dimensão da vida e do viver.
Quem passa ou passou por lá algo tráz ou trouxe de lá e algo de si lá fica, pois é este um dos grandes encantamentos de Africa.
Fotos do Sengo não tenho comigo, na net não encontro, por isso desculpem-me a que coloquei, foi o que de algum modo se conseguiu aproximar, mas apenas isso conseguiu.



6 comentários:

Ivone Medeiros disse...

É bom recordar! Adorei ler o teu texto!

beijinho

Anónimo disse...

falar de África é ter tanto para dizer...a diversidade cultural, a religiosidade denegrida...

bjs.

paper life disse...

Não vivi em África, fui lá6 vezes. Ficou lá um pouco de mim.

Já não era criançamas senti que as crianças, apesar da cobiça e da dor da guerra, são gente viva que sente o que sentiste.

É. O Mundo está assim...

BFS

Carlota disse...

África deve de facto ser um continente cheio de magias...
Todas as pessoas que conheço que tiveram lá origem, ou que por lá passaram parte das suas vidas, falam de África num tom semelhante ao que usaste quando escreveste este post.
Só lá fui uma vez, mas creio que não foi MESMO lá ir porque me fiquei por um resort turístico.
Bom fim de semana!

P.S. - Obrigada pelas visitas e comentários ao Lote 5 e mil desculpas por eu ter demorado tanto tempo a retribuir.

rafaela disse...

Africa
vivi 15 anos em Angola, passei quase todos os fins de semana da minha infância em lugares como esse de que falas, lugares desertos, lindos, de difícil acesso e que por isso eram só nossos, lugares que me marcaram muito profundamente, que povoaram o meu imaginário infantil, que te moldaram os medos e coragem, lugares perigosos e desconhecidos.
Hoje, segundo me dizem, com o fim da guerra esses lugares passaram a ser conhecidos, explorados, admito que tenho alguma inveja, que me custa imenso (apesar de não os visitar ha ja muitos anos) ter de os partilhar com outros.

Unknown disse...

viva carissimo, fiquei muito emocionada com o seu texto, so estou escrevendo para dizer que hoje a famosa e linda praia de Sengo esta a ganhar vida de novo, um grupo de amigos da cidade da Beira que la iam pescar e tambem curtir a praia, estao a levantar um campismo local feito na base de tendas por enquanto, ja possui uma grande bangalo com um restaurante aberto aos fins de semana, com casas de banho para banhos e outras necessidades, tem se praticado campeonatos de pesca para atrair o publico,se puder de uma vista de olho na pagina de facebook SENGO REST CAMP e ira matar as saudades e se puder entre em contacto comigo que poderei partilhar mais informacao e fotografias consigo. meu email rodriguesdercio1983@gmail.com

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.