Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

16 janeiro 2006

Música para o Espírito

Foto: Dore- 1887 -Dante

Uma folha branca, várias linhas horizontais, num formato homógeneo, elas (as linhas) em grupos de cinco espaços entre si. Um equilíbrio perfeito, uma harmonia no olhar, mas uma sensação de vazio e de pobreza sem limites.
Surge um desenho, parte do lado esquerdo na segunda linha com umas voltas e reviravoltas, até que termina. Elegante e equilibrado faz quebrar a monotonia das linhas horizontais, uma clave de sol. Mais à frente umas "bolas" de cor clara umas, outras de cor negra, outras com linhas ligadas entre si surgem nos espaços e nas linhas, e entre os espaços, mínimas semínimas, colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, com algumas pausas pelo meio, pausas e notas dão vida e som.
Deste modo já temos o necessário, as pautas e as notas, com a junção dos dois surge algo que pode ir do melodioso ao mais rude para os nossos ouvidos, sons que se forem unidos e conjugados em harmonia geram vários ritmos, mais ou menos calmos ou mais ou menos acelerados.
Com a música entro em mundos de calma e de descompressão, que me fazem embalar e levar até "coisas" que de outra forma decerto seria bem mais difícil e moroso, e do qual consigo captar e trazer com outra sensibilidade o necessário, para o que necessito fazer e transpor para o que é palpável e visível.
Casos há em que busco o oposto, a aceleração, o ritmo acelerado os sons mais agrestes e rudes, pelo simples parzer de tal, ou para ter o efeito de descompressão, pois existem situações em que só o ritmo acelerado consegue levar á calma (casos destes se faço a situação anterior, procurar música calma, a verdade é que fico pior do que estava).
Deste modo a música pode-se dizer que é um meio de terapia pois consegue de algum modo induzir a pessoa a estados de exaltação, aceleração, ou literalmente o oposto a calma, harmonia, melancolia.
Para tal é preciso de certo modo estarmos sensibilizados, ter vontade de nos deixar seguir pelo som, e que ele nos trnsporte até onde ele quer.
Abrir o espírito e a mente de modo que mais fácilmente esses novos sons nos penetrem e se misturem com todo o nosso "ser interior" e se fça sentir em todo o nosso corpo e desse modo passar a um real diferente de certo modo, mas belo e agrdável acima de tudo.
Parem escutem, é o que tenho estado a fazer enquanto lentamente vou escrevendo e sendo seduzida pelos sons que vem dos Meredith Monk- Braid and Leaping Song.

2 comentários:

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Não conhecia mas fiquei aqui parada a ouvi-los __enquanto descia as tuas palavras. sensação boa.

Serenidade disse...

a musica toma conta de mim todos os dias. é através do violino ou das músicas que canto que encontro o equilibio. a música é capaz de tudo!

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.