Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

07 abril 2006

Terra ou Mundo do Fim do Mundo



Foto de: Trekking in Patagonien

Faz tempo li um livro. Esse livro propositadamente guardado para ser lido nas férias e fora de Portugal, até aqui nada de especial, caso a razão que me fez guardar fosse a falta de tempo. Não foi essa a razão, mas sim o título do livro "mundo do fim do mundo". Não sei o porquê talvez porque eu própria nessas férias iria estar longe e de algum modo sentir-me num fundo do fim do mundo.

Assim comecei a ler esse mesmo livro num comboio algures na Europa, mas fora de Portugal. À medida que viajava no espaço físico, viajava no espaço mental.

Viagens diferentes, quer a nível de tranportes , a nível de países, quer mesmo a nível das línguas que eram faladas.

À medida que me aproximava do meu destino, também um adolescente entusiasmado pelas aventuras de Moby Dick se aproximava do seu destino e de conhecer as terras onde o mundo termina.

Também o que me levou a viajar foi também o que levou o adolescente a viajar, desconhecido e o querer conhecer. Mas, existe um mas ... a viagem deu-se num baleeiro, anos mais tarde voltará como jornalista para descobrir a razão das mortes no habitat nas águas gélidas desse mundo no fim do mundo, pois essa vida selvagem está a ser destruída por acções criminosas de navios piratas.

Deste modo algures na Europa dou comigo a pensar até que ponto nós homens destruimos habitas, seres vivos, faunas tudo em prole do desenvolvimento. Inclusivé destruímos o nosso próprio meio o qual necessitamos para viver em prole do desenvolvimento.

Até que ponto é desenvolvimento e passa a desumanização?

Penso que tal acontece quando esquecemos o amor ao próximo, quando esquecemos que existem os mais fracos, quando esquecemos os que estão abaixo de nos na pirâmide da sociedade. Tornamo-nos desumanos e com isso perdemos nós próprios homens e tudo o que nos rodeia.

Destruindo-nos a nós, destruimos o nosso mundo, a nossa Terra e sem ela nada mais restará a não ser "algo" inóspito, feio e desabitado.

9 comentários:

Aprendiz de Viajante disse...

... por isso gosto muito de fugir para o campo, onde a Natureza ainda é pouco humanizada e as pessoas simples guardam valores que na cidade o desenvolvimento empodreceu!

Obrigada pela visita ao meu filhote! Ele gostou...

Bom fds e um bjinho

Nekynho disse...

Eu sempre achei que ler fazia mal lol
Bom fim de semana :o)

greentea disse...

não podemos esconder mais a cabeça na areia como o avestruz!

E as focas bebés?
E os ursos brancos?
as baleias?
os orangotangos?
Os ursos pretos, os elefantes ? e ...e... e...?

ATé quando?
por mail, acabei de receber mais uma petição a favor das focas, outra para os alimentos transgénicos, outra ...
_________________________________________________________________________________________________________
um abraço para ti.

BÓLICE disse...

Vai lá ver...

Teresa Durães disse...

Eu acredito que, a partir do momento em que desenvolvemos a teoria humanista, assinamos a nossa destruição.

Ao centrarmos a preocupação no Homem (coitado, morre de fome, de doença, de frio), esqueçemos do principal: O Homem não é o principal mas sim uma peça no grande puzzle.

Não são as focas que estão em perigo, nem o urso, nem as baleias, os Koalas.

Nem os mais fracos.

Tudo isso faz parte da natureza e dos seus ciclos.

A Natureza tem de estar em equilíbrio per si sem a desajuda do Homem.

Só o simples facto de se construir uma barragem destroi o ciclo da natureza do local. Mas nós estamos apenas preocupados connosco.

As grandes crises epidémicas, seja ou não a gripe das aves, é necessária para destruir o que de mal está neste planeta que é o Homem.

Pareço fria, não é? mas assim é se não pensarem de forma egoísta como todos nós pensamos em relação à morte.

As espécies acabam e outras aparecem. Mesmo o Homem, em relação à idade do planeta, não tem qualquer importância. Só tem aquela que nós lhe damos (nós gostamos de ter importância, percebo, eu própria, a partir do momento em que crio um blog estou a querer ter também, mostrar-me aos olhos dos demais para que me vejam).

Os ciclos vão e vêm. Este é mais um. O único método de equilibrio é, ao arrancar uma árvore, plantar outra. Ao retirar uma plantar, colocar outra. Tirar e dar.

De qualquer maneira, o ser humano é a maior praga que a Terra tem e os poderes económicos não querem saber dessas coisas. Por isso, a natureza que TEM maior força e maior tenacidade que a vontade humana, mais tarde ou mais cedo fará com que o equilibrio venha.

(antes de responderem com violência, ponderem... quando escrevo isto é fruto de uma maturação de muitos anos e nisto incluo-me mais a minha família, filhos, marido e demais)

Anónimo disse...

O homem ao esquecer a sua espiritualidade e o equlíbrio com a terra (não falo de fé necessariamente) alienou os valores inerentes. Bestificou.se.
É assim que olho hoje para a maor parte da humanidade:´Bestas.

Bestas sem futuro.

Isabel José António disse...

Bom dia!
Vim aqui parar "navegando" entre blogs.

A tua inquietação, expressa neste último texto, é aquela que perturba todos os homens de bem, de bom senso. Não perturba, mesmo nada, quem só tem olhos para a ganância. A ganância é fruto da "Mais Santa e Pura Ignorância".

Mesmo nos meios citadinos pode haver desenvolvimento sustentado, ou seja, respeitarem-se as leis da Natureza.

Mas a ignorância de que só há uma vida para se viver; quem tiver mais recursos é que se safará nesta selva, tolda todos os cérebros. Os cérebros toldados, querem continuar a ficar com a parte de leão. Para tal lançam mão de tudo. Tudo serve para fazer dinheiro. "Time is money" é a maior bandeira de quem quer ganhar a todo o custo e por qualquer forma. Chegam ao desplante, à "sem vergonhice" de pôr a miséria também a render???...

Ora se todos soubessemos as Leis Fundamentais da Natureza (a dos ciclos, do microcosmos ser igual ao macrocosmos, da causa e efeito, etc, etc.,) não poderíamos conscientemente continuar a proceder assim.

Vamo-nos retirando (quem pode) para os campos, para as zonas de menor densidade populacional, para uma vida mais próxima da Natureza. Mas a teia continua a alargar-se e....

A Natureza as suas leis tem
Mesmo antes do homem existir
E quem for ignorante vem
No caminho de tudo destruir
(e destruir-se)

Tem vários nomes esta ignorância:
Ganância, ódio, falta de visão
A Humanidade fica em tal errância
Já não vêem com os olhos do coração

Mas é presiso persistir, continuar
Criar laços de terna solidariedade
Sonhar que a vida se faz a amar
Ao encontro da suprema Verdade

A Natureza se encarregará de repor
O equilíbrio que há-de necessitar
Só mesmo os verdadeiros, com amor
O tal caminho estreito irão passar

Peço desculpa de me ter alongado um pouco.

Quando quiser dar um saltinho ao nosso cantinho, poderá sempre fazê-lo.

Bom fim de semana.

José António

inBluesY disse...

beijinhos

nós os mais inteligentes precisamente os mais estupidos na nossa própria perservação, enfim!

Anónimo disse...

Concordo totalmente com as ideias aqui expostas. É muito bom ter esta lucidez e descernimento num mundo tão atrofiado e aberrante como aquele em que vivemos. O ser humano é o pior animal à face da Terra, pois apenas ele destroi o seu proprio habitat e a si mesmo...Nenhum outro animal é tão estúpido assim..Por outro lado tb é capacitado pro criar coisas tão belas...que o Bem, a Lucidez, a Razão e o Equilíbrio superem de vez as tremendas imperfeições ainda existentes é sempre o desejo que eu faço perante esta sociedade...
Black Bird

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.