Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

19 novembro 2005

Sonhar é preciso


O Sonho - o sonho é uma actividade do homem adormecido pela qual o Eu, que deseja dormir, procura reduzir as motivações que tendem a acordar quem dorme. (do livro A Psicanálise-Daniel Lagache)
Nas suas duas fórmulas Freud diz: "O sonho é o guardião do sono" e "Sonho é a realização dum desejo".

Viver sem sonhar, não é viver e sonhar sem viver é algo impensável e que não se adequa, à situação que é viver.
Falando no sentido de sonhar, na altura em que chegamos à noite e vamos para a cama dormir, nessa altura, horas mais tarde entramos na fase do sonho, aquela fase em que o nosso"Eu" mais interior vem à superficie, aquele que quando acordamos de manhã, nos faz dizer hoje tive um mau sonho, foi um pesadelo, até acordei numa grande aflição, ou então aquele em que acordamos e gostariamos de ter continuado a dormir, pois o sonho estava a ser agradável e bonito ao mesmo tempo.

Agora se falarmos no sonhar, sim, mas acordado, algo bastante diferente.
Deste modo, sonhar acordado, significa que existe algo que nós desejamos, ansiamos, queremos muito, utiliza-se este no fundo como um objectivo, a longo prazo a atingir. Aqui, requer e exige de cada um de nós, esforço, humildade, atenção (pois temos de olhar os pequenos pormenores, aqueles que nos escapam, e se possível ver para além deles, dedicação, espírito de sacrifício, amor e muitos mais que não irei enunciar.
Para além disto tudo, requer que cada um de nós tenha a audácia de se ultrapassar a si próprio, os seus medos, as suas aflições, e lutar pelo seu sonho, e deste modo tentar passar à realidade o mesmo.

Acontece, que é preciso sonhar, e termos sonhos, para ddeste modo nos mantermos vivos e interessados pelo que nos rodeia, pois só quem está nesta situação consegue atingir, com maior ou menos exito aquilo a que se propunha.

Sonhar é dos homens, é algo que nos identifica e nos transforma, não deixem de sonhar, pois no dia em que tal acontecer, significa que algo "morreu" dentro dessa pessoa, significa que essa pessoa perdeu toda a esperança, todo o gosto pela vida, todo o gosto de estar aqui a olhar em redor e dizer eu estou aqui, eu estou vivo(a), eu gosto de viver e faço parte desta máquina elaborada que é muito complexa e demasiado vasta para a nossa total compreensão, faço parte de uma humanidade, de um mundo finito e infinito, por isso, vou-me contentar apenas com o prazer de viver e para isso preciso do sonho e de sonhar.

Vamos sonhar e lutar por aquilo que cada um anseia, seja ele qual for, pois por muito louco ou utópico que seja, os sonhos mais cedo ou mais tarde tornan-se realidade, não se esqueçam é que necessitam de acreditar neles e quando acreditamos, ele acontece.
Vamos sonhar e acreditar.


2 comentários:

Anónimo disse...

Que excelente conselho: sonhar e acreditar! Realmente o sonho é uma espécie de motor muito útil para a concretização da realidade. Gostei muito do que li, pois nos incentiva ainda mais a valorizar este aspecto da vida.
Black Bird www.civilizacoesnasombra.blogger.com.br

K'os disse...

Desculpa Eremita, tem sido muito trabalho, mas já está. :)

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.