Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

30 novembro 2005

RiTuAL


Pequenas coisas, e momentos contribuem de maneira importante para o bem estar interior das pessoas.
O simples convívio de uma conversa em que os intrevenientes alguns nem se conheciam, o tema de conversa agradou a todos, começou por música e terminou em algo totalmente diferente, política e eleições presidenciais.
Não vou falar dos temas das conversas, ou das ideias lá discutidas, vou antes falar em si do simples acto de estar, do simples acto de falar num pequeno grupo, do interagir do mesmo (é de frisar que Mr "carlo" é exímio nisto).
O que se salientou acima de tudo, a leveza, a clareza e a simplicidade na troca de ideias, por sinal bastantes diferentes, pois a diferenças de idades em algo contribuiu para tal, logo algo que ajudava a que as ideias fossem em si diferentes umas das outras, mas todas elas foram partilhadas, faladas e aceites as contradições sem ser em tom de discórdia.
Onde quero chegar com isto?
A análise que fiz depois, desta pequena "tertúlia", consegui perceber que em muitos casos, partindo de pressupostos, princípios e ideias diferentes, sobre o memso assunto, se poderia chegar à conclusão, que no fundo todos tinham um pouco de verdade, todos tinham um pouco de razão no que diziam, talvez uns mais que outros.
Com isto quero dizer, que nada é um dado adquirido, nada é uma certeza, mesmo quando essa é dita por alguém que o diga com toda a certeza, pois mesmo quando essa é dita por esse alguém, significa que de algum modo, para existirem certezas, existiram dúvidas e questões, com isto quero dizer então que, depois de achadas as conclusões, as questões e incertezas continuam a pairar em algumas "mentes".
Estas mesmas mentes, ou outras com mais ou menos "actuação" iram tentar fazer com que, essas ideias que tinham sido afastadas consigam ter fundamento, mesmo quando todo o assunto foi dado como concluído, ou terminado.
Deste modo estas podem ter de seguir caminhos mais difíceis, atribulados, tortuosos, para conseguirem, que a sua ideia prevaleça, ou vá avante. Significa então que passam por leis, regras, justiça.
Neste caminho, de algum modo poderam encontrar actos ou situações em que, as ideias estão de algum modo moralmente correctas, mas judicialmente podem não estar correctas (ou vice-versa), pode-se dizer é um contracenso, mas assim acontece, basta estarmos atentos, olharmos em redor, ouvir as notícias, lêr os jornais e dá-se conta desta situação, ou seja dos exageros em que se caí, por não existir, o chamado ponto de equílibrio.
Significa então, que acontece de vez enquando, pessoas, partidos, instituições, associações, igreja, e outros, entrarem em desacordo com algo, com determinada situação ou com outrém. Então, estes mesmos que estavam em desacordo, quando estão, na situação de chefia, poder, caiem no mesmo erro e fazem igual, apenas com uma diferença, os modos e atitudes de fazer diferem, porque como estão no oposto é feito de outro modo, mas ...no fundo saí igual e o resultado será parecido, mais uma vez o ponto de equílibrio foi esquecido.
Num local, País, sítio, ou mesmo pessoas em que se dizem democráticas, deve-se ter a capacidade e coerência de não se cair em situações destas, de não se opor ou deitar de tal modo as coisas abaixo , pelo simples facto de serem da oposição. Deve-se ter em conta, o seu equílibrio e não descurar este, pois de outro modo, fazemos e actuamos do mesmo modo que os nossos antecessores. Aplica-se isto, em tudo, religião, política, comunicação social, no dia-a-dia comum de cada um de nós.
Que fazer para alterar isto?
Mudança de mentalidade, mudança de atitude, respeito pelo seu semelhante, orgulho sim mas dentro de certos limites, e acima de tudo ter a capacidade de saber ver quando os opostos, ou inimigos tem razão e daí conseguir tirar vantagem, isto é, dar determinada razão e desse modo contribuir para o desenvolvimento a todos os níveis, em todos os sectores, em tudo o que isso esteja implicado, e dignificando deste modo mais a instituição, partido, igreja ou outros que tenham feito acordo, terá maior efeito isto quando isto se aplica a um País.
Assim e terminando, o que uma simples "tertúlia", pode fazer num pequeno grupo de Ritualistas que é falar e por a pensar e dar ideias, então Vamos pensar um pouco e ver o que podemos mudar ou não em nós, para tentar mudar em volta e ter ideias para melhorar, depois conversar e respeitar o semelhante.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo raciocínio, coerente e democrático

Anónimo disse...

olá!

o acto de ter uma conversa vadia é saudável...p mim são esses os momentos k interessam na interacção humana...

Anónimo disse...

Optimo texto, realmente mudança de mentalidades e respeito pela diversidade de opiniões é imprescindível para a melhoria das sociedades. Ninguém é perfeito, mas é sempre importante que cada pessoa faça uma tentativa para limar arestas, para tentar melhorar seus pontos mais íntimos e obter um relacionamento mais equilibrado com os outros. Nem sempre é fácil, mas é bom ir-se tentando. Que boa tertúlia você teve. Que continue a encontrar sempre pessoas assim, com conversas que a façam sentir bem e com esse entusiasmo todo para nos oferecer posts de qualidade como nos vem habituando.
Black Bird
www.civilizacoesnasombra.blogger.com.br

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.