Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

08 março 2006

Tempo = Mulher



Desenho de: Xenia

Cada minuto que passa é um avançar no relógio, é um avançar no infinito.

Assim desde os primórdios dos tempos fomos sempre condicionados pelo tempo.

Tempo nos primórdios era mais definido pelo raiar do sol, e pelo pôr-do-sol, era o modo como conseguiam os antepassados mais remotos distinguir o dia da noite, distinguir as horas de descanso das horas de labuta e de trabalho.

Para "eles" - antepassados mais remotos - tempo no sentido de ter horas, momentos, espaço, não existia era de algum modo mais fléxivel, mais aberto e mais sereno, davam grande valor aos momentos em família, em grupo em comunidade.

Tempo no sentido deles, era mais relevante na questão das condições atmosféricas - sol, intempéries - eram factores bastante importantes para a sobrevivência e as deslocações para locais distantes.

Com o avançar dos anos, dos séculos, várias alterações foram ocorrendo, desde o surgimento da roda à luz eléctrica, do telefone à insdustrialização. Com este avançar no calendario algo foi "obrigado" a ser condicionado, a ser alterado, esse algo foi o Tempo.

O "Tempo" como é gerido e distribuído alterou-se de forma radical dos primórdios até aos dias de hoje. Do tempo valorizando a família em comunidade - a mulher no papel de mãe e daquela que fazia as lides da casa e do campo - mudou-se para o que chamo "tempo económico" ou "tempo é dinheiro" em que em primeiro lugar se coloca toda a optimização do tempo de modo a rentabilizar ao máximo com menos custos. Algo vai surgir com isto, esse algo é a falta de tempo e disponibilidade nas famílias, em comunidade, pois este está a ser canalizado para rentabilizar economicamente, mas para além deste factor está a ser gasto em deslocações para os seus locais de trabalho e dos seus locais de trabalho para as suas casas.

Assim olhando cruamente e friamente, para a sociedade que temos hoje o tempo é escasso para o que é considerado essencial. Qual o nosso essencial? Aqueles que amamos e todos aqueles com quem convivemos e partilhamos o nosso dia a dia.

Assim, e remetendo-me para o dia de hoje em especial, o dia da Mulher, não posso esquecer que "ela" é que de algum modo mais sofre com esta falta de tempo, mas é ela que mesmo com essa falta de tempo conssegue ter tempo para o trabalho, para a família, para os filhos, para os pais, para os amigos, para todos os que a rodeiam e no meio de isto tudo ainda consegue ter tempo para ela própria.

Não é por nada, e não é por ser mulhar, mas de algum modo nós temos uma capacidade que quando necessária ultrapassa todas as expectativas e derruba todas as barreiras. De algum modo se esta atitude muda-se nas mulheres os alicerces das sociedades e do mundo entravam em coplaso atrevo-me a dizer

Assim parabéns a todas aquelas que conseguem "arranjar" tempo e gerir o tempo de modo a ter tempo para os outros em primeiro e depois ainda para elas.

Deste modo Tempo = Mulher.

15 comentários:

inBluesY disse...

Olha, honestamente este é o melhor post que vi, e porque? pelo real.

Hoje não existe tempo para valores como a Familia, é triste !

e Agradeço ultimo parágrafo, por vezes tempo por vezes até dinheiro, é que evoluinos em muita coisa, mas regredimos na qualidade.

OBRIGADA!
bjs

paper life disse...

Mulher também igual a resistência.

:)

susemad disse...

:) ***

inBluesY disse...

Pistas:
Portugal / Sul
_____________________

e quem vencer:

Chá e bolos e bolachinhas acabados de fazer :))

BÓLICE disse...

fui...

inté

Ivone Medeiros disse...

Quando penso em grandes mulheres, penso na minha mãe, o dia de ontem foi particularmente dedicado a ela, uma mulher de armas e de força, que consegui concretizar todos os seus sonhos com trabalho e perserverança e ainda criou três filhos. Um grande beijinho para ela e para todas as mulheres como ela

maresia disse...

o tempo não existe...

Sinapse disse...

mulher
homem
pessoa

Acrónico disse...

"...consegue ter tempo para o trabalho, para a família, para os filhos, para os pais, para os amigos, para todos os que a rodeiam e no meio de isto tudo ainda consegue ter tempo para ela própria."

Esta visão de supermulher é na maioria dos casos uma ficção. Estas mulheres podem até ter o tempo físico para tudo isto, mas só à conta do tempo emotivo e sensual. O que nos distingue de outros animais é a noção de que vivemos. Só parando de quando em vez nos é permitido abarcar a imensidão da nossa vida e em que pontos toca a dos outros, permitindo-nos, por instantes, transcender a nossa solidão individual. Esta pausa e a memória torna-nos unos com todas os eus recordados que fomos em instantes passados e com os outros com que partilhamos esses instantes. Quando conseguimos esta continuidade connosco através do tempo, o passado deixa de o ser e é então mais fácil olhar o futuro.

Este comentário foi afixado em: acrónicas.

Bill disse...

De volta o tempo para a mulher.
Retribuo o agradecimento e volta sempre.

inBluesY disse...

sabes, tem vezes que de manha me apetece fazer sorrir um pouco todos a meu lado, a serio :)))

Anónimo disse...

ops...postei, vi o comentário já inscrito junto aos restantes, mas agora desapareceu...Será que falhou?!..deixem-me fazer uma experiência..agora coloco estas linhas e vejo se sucede o mesmo fenómeno....
Black Bird

Anónimo disse...

Ah, agora resultou mesmo. QUe pena que perdi o comentário inicial....resta-me dizer que adorei o texto, está muito bem elaborado. O tempo é um enigma sobre o qual me interrogo constantemente. Que todos saibam gerir e valorizar o tempo com as pessoas mais importantes, pois chegará a ocasião em que as quererão ter por perto, mas elas já partiram para mundos sem retorno. Valorizem bem quem merece enquanto ainda têm tempo, este é meu conselho. Dias sempre felizes para todos vós!
Black Bird

Mac Adame disse...

Será? Não sei. A ver vamos...

Eli disse...

:)

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.