Cartoon de: Skalman – Write work
“As coisas acontecem, as pessoas mudam”. In book “As mil luzes de Nova York” de Jay McInerney
… Nada começa sem existir um princípio, um início, tudo deriva de um ponto de partida. Esse ponto de partida será portanto o grande impulsionador de toda uma “aventura”.
“Aventura” essa que irá seguir e acompanhar sempre até ao fim o seu “herói”. Este “herói” pessoa comum ou não, pode seguir ou não padrões convencionais cada um segue a seu modo o percurso da “aventura” que mais lhe convém. Assim sendo e tendo o poder e a liberdade de escolher durante o percurso as opções que mais lhe são favoráveis, vai implicar de algum modo que com a informação que vai adquirindo o seu leque de escolhas se vai tornando de algum modo mais específico.
Para esta especificidade muito vai contribuir os gostos, tendências e as posses monetárias de cada “herói” e de algum modo as influências exteriores que o circundam. Assim de algum modo directa ou indirectamente o nosso “herói” foi de algum modo alterado ao logo do percurso, o nosso “herói” foi mudando e sofrendo alterações conforme as circunstâncias lhe perdiam ou exigiam.
Assim o nosso “herói” não é uma forma de vida estanque mas acima de tudo é uma forma de vida permeável e desse modo susceptível a mudanças e a transformações. Quais são essas transformações? Só vai dando conta à medida que o percurso da aventura evolui para situações mais exigentes e mais complexas, só à mediada que avança toma noção que se tornou mais complexo, mais exigente, mas também mais mutável e permeável e assim mais susceptível a mudanças sejam elas de que origem ou forma sejam.
5 comentários:
sim... tudo muda... e nós com a vida também...
E os blogs, e os nick names... Ias me apanhando desprevenida!... Mas estás muito bem!
Beijola.
Prefiro não imaginar como será o do imaginário infantil daqui a umas décadas... (Belíssima esse reflexo de ti... a principio pareceu-me um nome quase que árabe... belo...)
sojieB
.etnemlitbus sam ,etnemadnuforp oãn zevlat ,adiv ad ognol oa odnadum somav E
?oãçanigami aut ad oxelfer mu uO ?it ed oxelfer mu golb uet o áreS .irros sioped ,iehnartse oriemirP .golb uet oa etsezif euq oãçaretla atsed ietsoG .licífid avatsE .ratnemoc ogisnoc etnemlaniF
O herói tem de se transformar. Ultrapassar-se. Se não o fizer não é herói, é a mesma personagem que iniciou a longa caminhada.
O herói tem duas funções: A sua transformação e a transformação daqueles que dependem dele.
Ursula Le Guin http://www.ursulakleguin.com/
na sua tetralogia "Earthseas" no segundo livro consegue o inédito, dois heróis que com a sua própria evolução transformam a história.
(se encontrar o documento envio-te)
Enviar um comentário