Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

06 dezembro 2006

...o "bicho"...


Desenho de: A. Willette

Letras e palavras algo que nestes últimos dias da semana tem estado um pouco adormecido, talvez se encontrem um pouco como o espírito da pessoa que tem de as transmitir, talvez estejam de algum modo a procurar a calma como a pessoa que as escreve, talvez apenas procurem o momento em que sintam que se devem soltar…
Dirijo-me com passos apressados para uma porta o frio sente-se e por isso tento ser rápida na abertura da mesma, mas “ela” – porta - optou por fazer o contrário e ser do mais teimoso que existe na abertura, enquanto isso as mãos gelavam, finalmente, a tranca de segurança caiu e a porta abriu-se. Gelada corro para o carro, mas antes olho e vejo um “rolo” preto enroscado no capot, na parte onde o calor do motor ainda se fazia sentir.
Olho-a e digo-lhe para sair, “ela” olha para mim com os seus olhos negros e mantém-se calma e na posição de querer continuar a dormir.
Então entro no carro, novamente olho para ela e para os seus olhos negros, ela olha e matem-se na mesma, ligo o motor, ela continua na mesma calma e pacatamente deitada, nem um salto nada, simplesmente a calma. Saio do carro, chamo-a e digo-lhe para sair, "ela" começa a perceber e olha para mim, quer sair mas ao mesmo tempo não quer… Continuo neste “jogo” de calma entre o chamar calmamente e o esperar que “ela” desça do capot.
Ao fim de algum tempo levanta-se lentamente anda e a custo tenta descer do capot, hesita muito tempo, finalmente desceu.
Senti uma tristeza e finalmente percebi o porquê de não descer, sim o porquê…
É uma gata preta que sempre foi de uma personalidade muito grande, de uma agilidade tremenda, caiu de um 5º andar e sobreviveu à queda, mas … o pelo já não é preto nem brilhante, está com muitos brancos e castanhos, a agilidade já é pouca, a idade já é muita é mesmo muito “velhota” e está doente.
Assim pela primeira vez vi aquele felino hesitar num salto, por medo e por não conseguir ter o equilíbrio necessário, pela primeira vez vi aquele felino saltar e desequilibrar-se, pela primeira vez tive a noção que o “bicho” (é o nome dela porque nuca aceitou outro nome e só foi a este que sempre respondeu), opta faz bastante tempo por ficar na garagem do que andar na rua,
Apercebo-me então que não somos só nós que nos damos conta que a idade avança, os animais também e com ela tornam-se mais pacatos, calmos e caseiros tal como as pessoas.

Faço-lhe uma festas no pouco pelo que ainda vai tendo fica contente, levanto-me digo-lhe adeus olha para mim e segue-me com o olhar até sair da garagem e fechar a porta.

5 comentários:

mfc disse...

Eles percebem mais que o que supomos e ficam-nos agradecidos pelo pouco que por eles fazemos!

calbertoramos disse...

bonita , a "estória", mas meio tiste...

Dani disse...

Está já um pouco quebrada. Mas nem por isso, ou talvez mais ainda por isso, deixa de necessitar dos nossos afectos. Como as pessoas. Que tendemos a esquecer, porque estamos a viver depressa demais e não somos capazes de perceber a calma que atingiram.

Beijinhos

Teresa Durães disse...

sim, os animais também têm as suas idades, os seus maus dias. sei pelos meus cães (hoje de manhã fugiram as minhas duas cadelas por isso apareço tão tarde, andei muito preocupada mas já apareceram)

o meu cocker quando está "de trombras" - desculpa a palavra mas é esta a palavra - vê-se logo no focinho dele...

Maçã de Junho disse...

Afinal as palavras soltaram-se quando se tinham de soltar. É sempre assim quando elas nos dominam e tentamos que aconteça o contrário, no entanto, quando as conseguimos alinhar, domar, elas soltam-se pelo ecrã e levam pela rede as partilhas.
E que bela partilha esta...
A Vida, não a nossa, a Vida de forma global, que vemos passar por ia, passar por nós, passar pelo gato preto velho, que te brindou, com o seu olhar.

Bom fds
Maçã de Julho

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.