Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

22 outubro 2005

Lei: Natural / Moral...quebra

Todos vivemos inseridos numa sociedade, na qual temos cada um o seu papel a "representar". Ao falar em sociedade, tenho de falar nas pessoas, pois são elas que a compõem, e além delas determinadas leis, normas, regras, que nos regem e nos fazem seguir e "andar" dentro desses padrões.
Lei, será então, uma regra necessária, ou obrigatória; uma norma ou um conjunto de normas obrigatórias. Norma, podemos dizer, é um modelo, um exemplo, um princípio que serve de regra de leis. Regra será um princípio, norma, ordem, disciplina; será também exemplo, modelo, ou uma determinação legal, no fundo será uma Lei Natural, tem bases científicas; que se verifica e qual não se move (inexorável).
Ao falar assim, necessáriamente, tenho de lembrar a Lei Moral, a qual que tem de se verificar, mas não se pode verificar, rege-se no reino dos fins, ou da liberdade.
Sendo assim consquem-se distinguir dois tipos de leis: a Lei Natural (Leis, Normas, Regras) e a Lei Moral (Liberdade e seus impertivos).
Deste modo, as leis sejam de ordem Natural, ou de ordem Moral, vão interferir no homem como ser humano, condicioná-lo sobre determinados aspectos, ou libertá-lo sobre outros; surgem como proibições, regras, normas que tentam "contribuir" para o bem estar das pessoas e da sociedade.... Sucede que, ...em demasia ou mal geridas, em vez de "contribuir" (ajudar), podem estar a provocar exactamente o inverso!
Tentando agora fazer uma breve conclusão, à que ter o "bom senso", saber usar o mesmo, pois as leis, normas, regras, existem, mas muitas delas são em exagero, significa isto, que é preciso saber e ter a coragem de quebrar algumas, para se estabelecer o equilíbrio, e o bom senso, quando digo quebrar algumas refiro-me a tudo o que não interfira ou prejudique outrém, seja de que modo forr,sejam elas leis morais ou leis naturais.
Sabendo conciliar tudo isto, chegamos ao ponto, que é o viver em sociedade, em comunidade, em família.
Fico por aqui, numa próxima falarei mais um pouco....

2 comentários:

Anónimo disse...

As leis morais são mt subjectivas, pois são produzidas ao sabor do tempo e das mentalidades. Temos de estar muito atentos sempre para à Luz da Razão e do Bem saber distinguir o util do inutil e mts das chamadas leis morais são de uma futilidade tremenda, só servem para causar sofrimento às pessoas e separatismos, tais como as religiões.
Black Bird

Anónimo disse...

Concordo com a leis morais, serem de uma futilidade tremenda, em relação religião peço desculpa mas não posso concordar, apenas concordo se começar a ultrapassar o necessário e recomendável, isto é entrar excesso, pois até lá pode nos ajudar a criar força interior, esperança e fé, três forças muito importantes e necessárias, para a estabilidade em todas as formas e frentes...
um outro olhar

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.