Como um rio - "Gotícula de água"
Foto de: DesconhecidoNo dia em que nascemos, não sabíamos e nem imaginávamos no mundo "louco" em que íamos entrar.
Decerto se o soubéssemos e tivéssemos hipótese de escolha provávelmente muitos estariam num outro "mundo" que não este agora.
Assim e porque não tivémos opções de escolha, mas sim uma "imposição", aqui nos encontramos agora.
Nesta "imposição" que nos colocarm cada um por si faça com que a sua "passagem" por aqui não se desenquadre do propósito que foi a nossa vinda, isto é um desabrochar, um descobrir, um colocar de questões.
O que quero dizer com tudo isto, simplesmente nós somos como um rio tem um ponto de origem que é a nascente, este - rio - sabe que ao nascer o seu "fim" caminho é correr para o mar, não sabe é qual o caminho que apanhar e como apanhar e destes aquele que mais lhe convém.
Ao iniciar a sua "corrida" é um rio sem história, sem saber, sem conhecimento à medida que vai correndo, o seu saber vai aumentando, o seu conhecimento também, então transforma-se num forte e grande rio capaz de sustentar barragens, cidades, aldeias.
Com o aumento do seu saber e do seu conhecimento, também se vai tornando mais "matreiro", mais "traquinas", mais "irreverente", mais "teimoso", tanto nos surgem rápidos, como estamos em águas calmas, então à que saber lidar com ele aprender é então necessário, aprender é a palavra de ordem.
Chegando ao seu fim, à sua meta à sua realização no fundo à concretização do seu desejo, encontra-se com o mar, no qual se vai fundir e materializar num só.
Deixando de ser rio e água bebível e necessária à nossa sobrevivência e tornando-se num vasto e imenso oceano salgado mas cheio de vida, impróprio para a nossa sobrevivência - como água potável - cheio de tempestades, em que o perigo espreita a cada instante, em que é preciso saber e ter conhecimentos próprios - saber só não chega - e de estudos para sobreviver - saber e conhecimentos específicos.
Cada um deles encerra uma beleza muito própria, cada um deles necessita do outro para viver, cada um deles não conseguia encara o dia seguinte se um deles se desse por terminado, cada um deles necessita um do outro para fazerem o seu ciclo e assim responder às necessidades da sobrevivência deste planeta.
Assim e só mesmo os dois trabalhando em conjunto conseguem chegar ao culminar, que é o ciclo da vida de uma "gotícula de água"
Significa isto que tudo começou numa só gotícula e terminou numa só gotícula.
Se olharmos ao contexto do homem como ser humano e pensante verifico que o mesmo se aplica a nós homens.
Fica então para reflexão:
"São a mesma coisa o vivo e o morto, o desperto e o que dorme, o jovem e o velho: estes dois mudando transformam-se naqueles e aqueles voltam a ser estes." Heraclito
Nota: A imagem apresentada é Moledo - Foz do rio Minho.







