Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

28 dezembro 2005

Reanceder de Esperança

Foto de : Desconhecido

Dezembro, mês de grande agitação de grande movimento nas ruas sobretudo entre as pessoas.
Saliento dois dos acontecimentos que ocorrem durante Dezembro:
Mês no qual, se encontra a noite de 24 para 25, data esta que a nível religioso celebra o nascimento de Jesus, data também que marca o reencontro de grande parte das famílias, deste modo muitos deslocaram-se para grandes distânciasapenas com o intuito de se reunir com os seus familiares, para celebrar mais um Natal.
Mês em que de acordo de acordo com o calendário, no dia 31 às 24 horas se vai mudar para o dia 1 de Janeiro de 2006. Significa então que mais um ano (no fundo irá ser ainda apenas uns minutos, horas dias em relação ao momento) se acrescentou às nossas vivências.
Nesta altura, tal como o Natal, é de grande movimento e agitação populacional, mas aqui por razões bem diferentes, convívio, alegria, amizade, encontro com amigos, festa.
Nestes dois tipos de deslocações e movimentos populacionais, existem algumas diferenças que os movem, de notar:
Natal, deslocam-se sobretudo para se encontrarem e estarem em família, procuram com maior incidência (sempre que possível), as suas raízes, as suas origens as suas tradições, os locais de onde são oriundos.
Fim-de-Ano, deslocam-se para locais diferentes, sempre que seja possível, sobretudo que fuja ao dia-a-dia, outros optam pelo aconchego caseiro, mas todos procuram um pouco a diferença, e sobretudo o convívio, a amizade, a alegria e aqui normalmente buscam a compnhia de amigos.
Situações diferentes, modos diferentes de a realizarem, tal como os meios e os seus fins o são, mas com um "tronco" em comum a ambas, as deslocações e o movimento populacional. No Natal, mais o aspecto familiar, de amor, de comunhão, de junção de pessoas com laços entre si; no fim de ano mais o convívio, a diferença, a amizade, no fundo e por detrás os amigos, que os faz deslocar e moverem-se para distâncias mais ou menos longas, ou mais ou menos curtas, pois depende de cada pessoa.
Deste modo, constacto que as pessoas nesta altura e com o aproximar do dia 31 de dezembro, se tornam mais eufóricas, mais libertas, e penso que com mais esperança em relação ao futuro.
É também netsa altura que se costuma fazer o "balanço", uma análise mais introspectiva de todo o nosso percurso ao longo do ano que está a terminar, para desse modo reflectir sobre tudo o que aconteceu e se aquilo a que nos tinahmos proposto foi de algum modo conseguido, pois só assim conseguimos ter a noção se o ano que irá findar foi de algum modo positivo, ou negativo para nós.
Serve também, para reflectir, analisar e criar futuros "caminhos", mudanças, atitudes de vida para o novo ano que se aproxima.
Deste modo, pode-se tentar fazer um novo ciclo na vida de cada um, uma renovação a todos os níveis; ou seja no fundo será um iniciar, um novo reacender de esperança.
Assim apenas desejo, que cada um procure em si o que mais anseia e deseja, e que nos poucos dias que faltam para terminar, sejam a derradeira etapa para o iniciar de um novo caminho, de um novo ciclo, de uma nova experiência, um novo modo de vida, no fundo de um novo reacender de esperança.
Boas Saídas de 2005
Melhores Entradas em 2006

21 dezembro 2005

Boas Festas


Natal somos todos nós, Natal é acima de tudo o Espírito
façamos um pouco cada um de nós por esse Espírito de Natal.
Feliz Natal para todos vós.

18 dezembro 2005

Essência da vida

Foto de: Desconhecido

Nascemos, vivemos, morremos, são indiscutívelmente três estádiospelos quais todos nós obrigatóriamente passamos independentemente da idade que cada um tem.
Nascemos, um simpls acto, mas muito complexo e belo.
Nascemos, palavra tão cmum e tão vulgarizada, ao iniciarmos este "acto", nascemos para uma nova etapa, a qual é desconhecida para todos que entram nessa longa caminhada.
Caminhada essa que começou, inclusivé antes do nascimento ainda no útero da nossa mãe, aqui apreendemos tudo o que nos rodeia, atravês de sons, sensações que a mãe transmite ao seu bebé enquanto este está em crescimento, até ao momento oportuno do seu nascimento.
Quando se dá o nascimento, tornámo-nos os seres mais dependentes que existem, os seres que mais necessitam dos outros seja para o que for, os seres que no entanto mais conciliação ou desordem também podem trazer, explico melhor conciliação por ser um ser puro e inocente no verdadeiro sentido da palavra necessita de amor, carinho para puder prosseguir a sua etapa pois de outro modo ela irá falhar; de desordem porque simultanemanete a trazer todo esse tipo de sentimentos tráz também outro einerente e sempre a par, uma grand dose de trabalho, de noites perdidas, mutas dores de cabeça e muita alteração inclusivé na vida dos progenitores.
Apartir deste acto de nascer, do qual surgiu o "ser" a "criança" a"pessoa", ele irá capturar, apreender, olhar, vizulalizar tudo o que está ao seu alcance desde a mais tenra idade até ao seu estádio mais velho que será a velhice. Durante este percurso passa por estádios ou fases bastante importantes e nos quais irá necessitar de um bom acompanhamento em especial por parte dos pais.
Acompanhemento esse (desde o nascimento) que o irá marcar e defenir (existem também os factores exteriores, escola, amigos, tudo o que o envolva durante o seu crescimento etc) mais tarde como pessoa adulta na sua maneira de olhar ver e analisar o mundo que o rodeia.
Até aqui falei de um nascimento físico, intelectual.
Agora vou falar do nascimento espiritual que está a par de todo este processo, e que começa em simultâneo com o nascimento, o qual na sua maioiria é esquecido e colocado à margem (deveria ser transmitido pelos seus progenitores), nos dá a abertura do espírito a acreditar em algo, a abertura da mente , em crer, e a força destas duas que fazem com que se consiga prosseguir, e desse modo possa existir o acreditar e ter fé.
Caso tal não exista, a ou as pessoas que se encontrem nestas situações, de certa forma estão mais fragilizadas e necessitam de criar, mais cedo ou mais tarde, algo em que acreditem seja esse algo verdadeiro , seja esse algo fútil, pois decerto modo para conseguirem seguir em frente tem necessidade de se reverem ou arranjarem alguém por quem seguir os passos ou digamos o "modelo".
Infelizmente hoje é o que se pode mais constatar, basta olharmos com um pouco de atenção à nossa volta e logo nos damos conta de "n" de situações.
Encontramo-nos numa época em que mais do que nunca esse lado se revela, na sua força maior, no seu lado mais negro.
Como? basta olharmos em volta e tenar encontrar o verdadeiro espírito de Natal, onde se vê? onde está ele?
Nesta altura do ano que nos encontramos, em que é a altura de olharmos para o que está ao nosso lado e não o destruirmos, vamos fazer isso criar e renascer de novo, renascer de modo que sejamos um pouco mais crentes, mais amigos, e menos consumistas, e acima de tudo tentar voltar a ter aquele espírito que se tem só quando é criança, acreditar pelo simples facto de acreditar, e sem por questões cientificas e de complexidade.
Vamos mudar o espírito e ser aquilo que ansiamos ser e não somos.

Tal como a foto mostra, começamos crianças a necessitar de todos, terminados adultos idosos e novamente a necessitar de todos, é aqui que o ciclo se fecha.

Vamos então procurar a verdadeira essência da vida.

11 dezembro 2005

Amigos

Foto de: A.Mateus



Há alturas em que derivado a situações que ocorrem e que envolvem pessoas, nos fazem parar e recuar no tempo.
Essa situações podem ser boas, conforme as pessoas envolvidas.
Amigos temos, uns longe outros mais perto, uns que vemos todos os dias outros nem por isso, pode-se dizer quase de ano a ano ou mais, devido a varias alterações (trabalho, situação familiar etc).
Significa então que esses "pessoas" anos atrás sem nos conhecerem, com o passar dos dias, das conversas do rir , dos jogos, dos passeios entre muitas outras coisas, de algum modo tocaram-nos e foram para nós um ícon, uma peça importante, a vários níveis desde nos intregrarmos num grupo, numa sociedade, o qual seria bem mais díficil sem a ajuda de alguém, sem o apoio e a amizade desse alguém.
Significa isto, marcas ficam no nosso caminho, mesmo quando temos de seguir caminhos para lados diferentes e mais longíquos. Com isto surge algo que é, o não esquecer, porquê?
Pelo simples facto, de que os amigos não se esquecem especialmente quando esses são do coração, quando são aqueles que nos fazem e dizem algo.
Com isto quero dizer, que às vezes por detrás de algo, lindo e muito bom, está algo que nos faz ficar com uma enorme tristeza, e que nos põe cá dentro, a alma ou o coração a "chorar", tal como a imagem.
Actos tão simples como uma saída, uma conversa, um rir, uma gargalhada podem ser importantes e essenciais,como um simples estender a mão, ou um simples saber escutar.
Amigos no verdadeiro significado da palavra, são poucos, por isso à que saber preservar, cuidar , cultivar, estar disponíveis para quando nos estendem a mão a pedir ajuda, pois tanto é o que ajuda como o que pede, pois sabe que pode contar com ele/ela.
Vamos estar mais atentos, nunca sabemos quando um deles nos bate à parte, ou mais importante ainda nos tenta bater à porta, seja para bom ou mal que traga, não devemos esquecer, pois decerto tempos passados eles estenderam-nos a mão e não olharam a quem.

08 dezembro 2005

Momentos



Foto de: A.Mateus

O tempo avança, muda, é uma constante mudança, uma constante alteração e mudança de emoções, às vezes por momentos gostava que por breves segundos ele parasse, sim parasse mesmo a nível de tempo e de relógio, pois a "paragem" a nível mental e físico essa aconteceu e acontece sempre que algo, alguém ou momento tenha essa capacidade de o provocar.
Estas "paragens", por breves que sejam são mágicas e criam momentos únicos e ímpares, pois de algum modo estas paragens estão inseridas ou ligadas a nós próprios por laços que nós próprios não entendemos e nos ultrapassam.
Pode acontecer com estranhos ou não, desconhecidos ou conhecidos, podem nem ser pessoas, mas um simples acaso de ruídos, música ao longe em que em que as pessoas nem se vislumbram, mas em todos eles é algo que só mesmo essas pessoas entendem, é como uma línguagem ou uma música em que só os seus intrevenientes sabem o seu código, só os seus intrevenientes conseguem decifrar o enigma.
Essa "paragens" são rápidas, não dizem quando aparecem, nem onde, nem como, são como uma caixinha de surpresas, que ao abri-la algo de novo surge lá de dentro, bom ou mau esse algo irá ficar na lembrança, na memória, com o passar dos dias, dos anos, além das nossas memórias vivas (nossas memórias comuns de toda a nossa vivência), surgem também as nossas memórias de "paragens" estas surgem-nos tipo "flash-back", são estas (últimas) que muitas vezes nos dão a força e o alento necessários, quando algo nos intrefere.
Vamos preservar, guardar e procurar sim procurar estas paragens, estes momentos mágicos, eles estão em todo o lado, num por do sol, num raiar de sol, num passeio entre amigos, numa conversa, em muitas outras situações (são tantas que não existe espaço para falar de todas elas), por isso vamos estar predispostos, "abertos" e com alguma atenção, para quando acontecer (pois não avisam) nós estarmos lá, no momento e desse modo sermos os escolhidos.

06 dezembro 2005

Estrela no céu

Foto de: Mark d Roberts

Estamos a entrar numa época que a cada minuto que passa, a cada dia que passa, a cada momento que passa, o seu ideal está mais abalado e alterado.
Refiro-me à Época Natalícia, ou à Quadra Natalícia.
Olho em redor e vejo um consumismo desenfreado, tudo é apelativo aos olhos e à bolsa, as prendas essa não podem faltar, algo muito comum nesta altura, as comidas, as bebidas, as festas; mas..... o principal o que desencadeia a época festiva e que nos faz no fundo ter o Dia de Natal, ninguém se lembra, ninguém liga, rectifico quase ninguém, que é o Espírito de Natal.
Natal não é consumismo, Natal é lembramo-nos dos outros, é saber ajudar quem precisa, é estender uma mão ou dar um abraço a quem dele precise, é estar dísponivel quando um amigo(a) ou mesmo desconhecido(a), nos peça ajuda.
Natal é compreenção, é amor, é paz, é harmonia é fazer as coisas pelo simples acto de fazer, sem ter algo em mente ou sem olhar para algo em seu proveito, mas sim apenas um querer ajudar, sem nada em troca.
Natal é algo que existe actualmente, mas está completamente desfazado da sua verdadeira realidade (inicial), da sua verdadeira identidade, há que voltar a encontrá-lo.
Custa-me ver todos os anos que algo mais se perde, algo mais se "afunda" neste modo actual de Natal, em contrapartida cada vez cresce mais um Natal que é apenas nas palavras, um Natal que esquece o sentimento, um Natal que não acende a luz no coração das pessoas, por outras palavras o espírito natalício está-se cada vez a perder mais.
Como alterar?...Como encontrar o Espírito Natalício?
Alterar, ou encontrar o espírito natalício...é muito difícil, é algo que tem a ver com as sociedades em que estamos inseridos, com as mentalidades que elas foram criando, e que foram esquecendo o seu ínicio.
Para tal tinha de ser feito um grande trabalho de fundo, grandes alterações a nível económico, a nível de metalidades, a nível político, para assim deste modo puder ter impacto a nível sociológico, então assim e desse modo se reflectir nas famílias, nas pessoas, no fundo em nós.
Por isso, nesta época em que nos encontramos, e que vai culminar no dia de natal, vamos tentar em nós mesmos mudar algo, vamos tentar ser como aquela estrela lá longe que brilha sózinha, vamos tentar ser um pouquinho diferentes, pois só desse modo se consegue trazer de volta o Verdadeiro Natal.
Como não pudemos esperar que os "outros façam", sejamos cada um de nós per si a fazer.

04 dezembro 2005

Fim de semana intenso

Foto de: A. Mateus
Depois de um fim de semana intensivo, quer ao nível cultural, quer ao nível desportivo, e chegada a hora que demarca ao términus do mesmo, chegou o momento de reflectir sobre o mesmo e tirar as devidas conclusões.
A nível cultural, pode-se dizer que o espectáculo ao qual tive o "gosto" de assistir, foi de muita qualidade, Rodrigo Leão no seu melhor.
Até aqui, tudo bem pois o cantor em causa é conhecido e de qualidade, agora o que me fez ficar com certa admiração (no bom sentido), é o facto de o mesmo ter sido no Teatro Municipal da Guarda e que o mesmo consiga ter um cartaz cultural bom e de qualidade todos os meses, faz-me pensar e felizmente no bom sentido que um pouco da descentralização já cá chegou, podemos dizer finalmemte.
A nível desportivo, com a última caminhada do calendário agendada, com os dias antecedentes em que as condições atmosféricas eram por sinal as piores, pode-se dizer em tom de brincadeira que o "S.Pedro se lembrou da mesma", pois a chuva só se fez sentir talvez durante uma hora mais ou menos e no seu ínicio.
Assim sendo, conseguiu ser um passeio em que os "míscaros" nao faltaram (fazendo juz ao nome), alegria e convívio também não faltaram, apenas as subidas (algumas) nos faziam "penar" para chegar ao cimo.
Deste modo posso concluir que este fim de semana foi bastante versátil, pois a nível cultural evoluí os sentidos, eduquei a mente e deleitei com sons bastante agradáveis o espírito; isto não chegando a nível desportivo bem posso hoje descansar as pernas, pois kms já fiz bastantes hoje, só mesmo o computador agora para me por e ajudar a organizar, as ideias no seus devidos sítios e no fim as colocar.
Pode-se assim dizer que a tão conhecida frase "mente sã em corpo são"se aplica na perfeição a este fim de semana, um pouco de tudo aconteceu e tudo isso contribuiu para de alguma forma se tornar diferente e com algo para dizer e transmitir.

Seguidores

 
Mundo do fim do Mundo. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.