Destaque_ Filme_Avatar

Filme: Avatar Director: James Cameron Estreia em portugal: 17-12-2009 Género: Acção/Aventura/Ficção Científica Estúdio: 20th Century Fox Website: www.avatarmovie.com Entre os actores principais: Sigourney Weaver Michelle Rodriguez Filme em 3D que marca o regresso de James Cameron.

25 novembro 2005

"O Voo "



Relato Efectuado pelo Piloto Português Diogo Pires, na sua odisseia em Ceará. Distância do voo efectuado 381 kms.



Dia 18 de Novembro de 2005


O dia começou cedo na pousada "Pedra dos Ventos", local fantástico onde ficámos hospedados durante toda a semana, e onde era também o centro de todas as operações.

Às 6.30h foi a hora da alvorada, o Gonçalo foi o primeiro, a seguir eu, e o Miguel como de costume a aproveitar todos os minutos, levantou-se ás 6.45h.

Descemos para o pequeno-almoço (sempre muito completo, nunca sabíamos quando íamos comer outra vez), a azáfama já era grande, pois era o último dia de competição, e ainda estava tudo em aberto em termos de resultado final, já tínhamos dois voos descartados e este dia ia ser decisivo.

A pressão era grande, uma vez que eu já tinha estado em primeiro e agora estava em terceiro, com dois grandes pilotos à minha frente, o BRET dos Estados Unidos e TOMAS da MacPara, embora a diferença fosse pequena eu estava em desvantagem, por isso tive de ter muito cuidado nas decisões.

O primeiro carro subiu ainda eram 7.15h, e o meu saíu pouco depois das 7.30h.
A meio caminho da descolagem vejo já um piloto no ar, eram 7.45h, não era o Ceará como de costume, mas também não cheguei a saber quem era, estava concentrado no BRET e no TOMAS.

Eram agora 9.00h já tínhamos tudo pronto para descolar, e foi o que fez o Tomas, já estavam a voar uns cinco pilotos. analisei os ciclos, e tinha boas janelas para descolar, 20 a 30 kms/h durante menos de um minuto, depois subia rápidamente para os 50 km/h.

Com a indispensável ajuda dos meninos da "Juatama" (aldeia em frente à descolagem), descolei às 9.12h, logo a seguir à Petra e ao Gilmar, estava já o Tomas a partir alto, e o Bret ainda a preparar. Resolvi descolar no meio dos dois, assim achei que seria mais fácil controlá-los.

O ciclo foi bom para descolarmas mau para subir, tive de esperar em frente à rampa, e lá veio uma térmica muito derivada que já não me deixou regressar. Contra-derivei para norte, por cima da lagoa de Quixádá, o que não é muito habitual, mas todos os pilotos que vi na rota estavam baixos.

Logo de seguida era eu quem estava em apuros, o tecto ainda era baixo (1300m), as habituais nuvens eram escassas, e o vento partia as primeiras térmicas do dia. Embora baixo, o voo começou mais ou menos rápido, tinha que enrolar zeros, a cair numa descendente era a morte do artista, não dava para procurar núcleos.


Acontece então um grave problema, fiquei sem bateria no rádio (tinha uma de reserva, mas não podia trocar), agora já não conseguia controlar quem queria, e pior, não ia poder transmitir a minha posição, (nesta prova por questões de segurança e logística, os pilotos vão informando os quilómetros percorridos).

Logo desde o princípio do voo tive de me preocupar só comigo e deixar os outros dois, embora tivesse noção que não estaríamos longe uns dos outros.

Só no quilómetro 50 é que consegui finalmente chegar há base (1800m), então foi "via verde" até aos 100 uma estrada fantástica, com boas formações e térmica forte, o dia parecia estar a melhorar.

Mas não, rápidamente estou de novo baixo e numa zona bastante complicada de passar, do quilómetro 100 ao 150 existe uma cordilheira que começa com morros pequenos que vão crescendoaté uma serra que normalmente é contornada pelo lado norte, só que "nuvens de grilo", as condições tinham piorado, o ar era seco e as térmicas saiam aos remoinhos.

Estávamos três pilotos em apuros, dois parapentes e uma delta. Procurei o venturi de um desses morros e lá fui, a derivar muito e a subir pouco em direccção ao centro da serra. O outro parapente aterrou e a delta continuou até á serra onde acbou por se acidentar, fez um "tumbling" e o piloto caíu em cima da asa, aterrou com o reserva e teve algumas lesões não muiti graves.

É durante esta deriva que me apercenbo que o Bret andava muito baixo, mais ou menos na minha posição, e pareceu-me que ia ficar por ali, só me faltava o Tomas.

Continuei...

Ja no centro da serra, e alto vejo uma asa a tentar subir numa ligeira crista no sotavento da serra- era ele !!

Sem ter 100% de certeza de ser o tomas, saí da rota 45º para sul onde supostamente se formaria uma confluência com a junção do vento que se dividia para contornar a serra e se volta a juntar no sotavento.

Dito e feito! Fico baixo, vejo o Miguel bastante alto, mas rápidamente chego ao tecto e distancio-me tanto do tomas como do Miguel, seguido agora a tal confluência fora da rota, e a partir daqui nunca mais vi ninguém.

Eram 13.20h, hora do almoço, estava no quilómetro 180, e contra o meu costume lá fui comendo umas barritas de cereais, e o isostar, indispensável para combater a desidratação.


A planíciee era longa até ao quilómetro 210, mas com uma sequ~encia de ciclos bem encadeados foi fácil.

Chega então a famosa serra de Ibiatapa, cordilheira que se estende por 150km perpendicular á rota, e na qual existiam vários incêndios. Se por um lado o tecto sobe em cima da serra, por outro o fumo dos incêndios estava a complicar a vida, pois não havia qualquer nuvem no planalto que se segue à serra.

Decidi não corrigir a rota, e continuei desviado para sul, a tentar seguir o percurso do voo do primeiro dia, que também me levou longe (279 km).

E funcionou, o ciclo atrás de ciclo, a minha preocupação era agora mamter-me a voar fosse emq ue direcção fosse, pois sabia que ia ser ao longo daqule planalto com 30km, que muitos pilotos iriam aterrar.

É uma área complicada , sem viva alma, é chamada área de litígio, pois nem o estado do Ceará nem o do Piauí a querem devido a não ter mesmo nada.

São 15.20h e estou no quilómetro 280, mesmo por cima do local onde aterrei no primeiro dia (estava a seguir a mesma rota) tenho uma hora de adianto em relação a esse voo e ainda me restam duas horas para voar.

É aqui que começo a acreditar que tudo pode acontecer.

Sem hesitar continuei para uma travessia de 40km, onde a vegetação continua densa, mas agora mais verde. (Esta vegetação chama-se Jurema e é na opinião de muitos pilotos uma enorme fonte de calor, pois é composta quase só de paus secos que não projectam sombra no chão, mas que por sua vez impedem o vento de varrer todo o calor acumulado. Só que agora mais verde já funciona ao contrário, e tenho é que procurar zonas peladas, o que se torna numa tarefa difícil pois o aspecto da vegetação parece uniforme.


A partir daqui a companhia dos Urubus foi preciosa, pois com o sol de frente é difícil avaliar o terreno, e como as nuvens eram poucas e muito pequenas eles eram fundamentais para me manter em voo.

Era a hora do lanche, apesar de não me apetecer, tinha consciência que para manter o nível de concentração tinha que me alimentar, e foi o que fiz, já estava a voara há quase sete horas.

Sem povooações, sabia que aterar nesta altura estaria a várias horas de caminho de qualquer aldeia e que de certeza teria de passar a noite no mato.

Apanho uma térmica que provávelmente sera a última, com muita paci~encia e sem ansiedade chego pela primeira vez aos 3000m.

Eram 16.55h e estav com 340km.

Inicio o último planeio com vento totalmente pelas costas, com uma finesse média de 15, e cruzo a principal estarda do estado, quando me apercebo que já alguns carros trazem as luzes ligasa, estva a anoitecer (a 3000m temos mais luz do que à superficie).

Chego á povoação de "Cabeceira" (vem no mapa do garmin 76s), quilometro 370, mas ainda tenho mais ou menos 800m para o chão.

Foi aqui a decisão difícil, tinha duas opções, ou aterrar ali ou entrar numa mata de palmeiras e outras árvores altas.

Sabia que o recorde sul americano era 377km, e sem pensar na hipótese de aterrarali naquela aldeia, continuei.... agora sim, com mais ansiedade quasenão tirava os olhos do GPS a contar cada 100m que andava. Já estva para tudo, algumas daquelas palmeiras me ia parar se não batesse o recorde.

É então com 381km que encaro o vento e ponho os pés no chão num cruzamento de caminhos no meio do nada.

Sem saber bem o que fazer, reparo que está mesmo a ficar escuro. Desiquipo-me a corer, começo a dobrar a asa e acabo já com a lanterna na mão.

Aparecem então uns míudos e graúdos que me seguiram desde a aldeia, confesso que tive medo, pois não sabia como iriam reagir. Disse que estava perdido e precisava de ajuda para sair dali.

Depressa mostrama vontade em ajudar-me e foram chamar um senhor que se prontificou a levar-me à aldeia. Era uma carrinha muito velha, 1970 talvez.

Cheguei á aldeia e liguei de imediato ao Chico, não sabia de mim desde de manhã, já estva preocupado, mas cheio de alegria, logo confirmou que o voo que eu acbara de fazer era recorde. também me informou que o carrode recolha já não me ia buscar naquele dia, e que ia ter de dormir por lá.

Então procurei estadia no único local possível "Dormitório Brisa do lago". Era um pátio com camas de rede de baloiço e dois quartos muito manhosos nas traseiras, por acaso um estva livre e foi ali que fiquei. Era gente muito simples, simpática e acolhedora. queriam saber de tudo e depois de uma longa conversa, até me consideraram mais sábio que o Papa.

Às 10.00h da manhã seguinte chega a minha recolha, mal sabia eu o que me esperava. Depois de quatro horas de caminho fomos informados, que 26 pilotos tinham descolado,num dia que aparentemente era melhor do que o anterior, mas que já não contava para a prova. Pensei logo que embora o golo fose em "poranga", 215km, ia haver gente a continuar, e confirmou-se.

Chequei a Quixádá às 11.00h da noite (trinta horas e meia depois de aterrar), fui informado que o Tomas tinha descolado neste dia e fez a última comunicação ás 16:45h no quilometro 340 a 3000m de altura.

Pensei logo que o meu recorde tinha durado apenas 24h. Foi uma noite de agonia.

Só no dia seguinte é que o Chico teve comunicação com o Tomas, e soube onde ele tinha aterrado.

Ligou-me de imediato e disse:

"O recorde ainda é teu, o tomas só fez 365km"

E assim termino o relato desta incrível experiência.

Não consigo ficar indiferente a esta aventura, por isso a passei a papel e à qual dou o nome de "O VOO"

Autor:Diogo Pires









1 comentários:

Anónimo disse...

Que viagem!!!Uma travessia complicada, mas o importante foi que ele não desistiu e procurou sempre formas de superar as dificuldades. Emoções, teve imensas, mas consegiu que estas não lhe apagassem o raciocinio, a lucidez e ainda bem. A vida também é uma espécie de travessia como esta...ainda bem que no final tudo acabou bem....
Black Bird

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